Estilo de Vida
Em um estudo publicado em um dos jornais científicos mais bem conceituados do mundo, o Journal of Clinical Oncology, pesquisadores avaliaram a relação entre o consumo de café e risco de recidiva e morte por câncer de intestino. Nesse estudo, um grupo de quase 1000 pacientes previamente diagnosticados e tratados para câncer de intestino tiveram os seus hábitos de consumo de café registrados.
Como resultado, um aumento no consumo de café foi associado a risco significativamente reduzido de recidiva e mortalidade câncer-relacionada. Esse achado foi mais importante para pacientes que faziam uso da bebida cafeinada e em quantidade superior ou igual a 4 xícaras por dia.

Postula-se a hipótese de que o café reduziria a recidiva do câncer de cólon através de uma melhor sensibilização à insulina e diminuição da hiperinsulinemia. Estudos anteriores já haviam realizado a ligação entre obesidade, maiores níveis de insulina e aumento do risco de mortalidade e recidiva por câncer de cólon. Além disso, a cafeína presente no café pode apresentar propriedades antiinflamatórias e antioxidantes importantes.
Como conclusão, esse estudo sugere que o uso de café pode ajudar na redução do risco de retorno do câncer de cólon. No entanto, apenas estudos nos quais a intervenção seja ativamente testada podem fornecer a evidência necessária para que essa prática seja rotineiramente recomendada no consultório.
O trabalho original pode ser acessado no link: http://jco.ascopubs.org/content/early/2015/08/11/JCO.2015.61.5062.abstract?sid=e7817bcf-10a1-4949-be5b-fb740733ada1
Autor:
Dr Denis Jardim, oncologista titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, São Paulo